segunda-feira, 27 de setembro de 2010

Franquia brasileira da Sample Lab abre suas portas

A Rua Augusta ganhou novas cores na altura do número dois mil. O projeto arquitetônico de Fernando Brandão foi pensado para trazer o conceito do lúdico para o ambiente de compra.

Neste local, próximo aos Jardins e ao metrô Consolação, está localizada a Sample Central, loja grátis e franquia oficial da Sample Lab que funciona em Tóquio, no Japão, desde julho de 2007.

Nos 250 m² estão disponibilizados mais de 180 produtos, destes 85% são lançamentos inéditos de mais de 60 marcas diferentes. A grande inovação é oferecer ao consumidor a oportunidade de entrar em contato com produtos gratuitamente, e opinar sobre esses itens. E, principalmente, simular o ambiente da compra sem colocar a mão no bolso.

O projeto no Brasil teve investimento de aproximadamente R$ 4 milhões, sendo liderado pelos sócios publicitários João Pedro Borges e Celso Loducca; João Pedro Borges, acredita que “as pessoas gostam de saber a opinião dos outros e o tryvertising traz a possibilidade de experiência própria, ao invés de entrar em um blog e perguntar a avaliação de terceiros, o associado pode testar por ele mesmo”.

No dia 22 de junho, antes mesmo de abrir as portas, a loja contava com 16 mil cadastrados no site e continha uma diversidade muito maior de produtos do que a apresentada no início pela concorrente direta, Clube Amostra Grátis, localizada na Vila Madalena.

Durante a abertura exclusiva para imprensa, o australiano Anthony J James, fundador e presidente global da Sample Central o criador do revelou com empolgação como a sua experiência prova que a loja influencia a relação entre o consumidor e o produto. “Estamos mudando os hábitos de consumo das pessoas com conceito de tryvertising. Em Tóquio, 76% dos japoneses que experimentam o item na loja grátis, procuram o produto no varejo depois da experiência”, afirmou.

Celso Loducca, deixou claro que a ideia de importar o modelo veio para manter a experiência e grau de excelência que o negócio apresenta na Ásia. “Não queremos cometer os mesmos erros que o Anthony já cometeu por nós”, brincou.

A Sample Central lança também a possibilidade de experimentar serviços como os oferecidos no turismo, financiadoras, companhias aéreas, entre outros. O agendamento pelo site está disponível desde o dia 1º de julho.Uma curiosidade é a comunicação adotada pela loja. “Investiremos amplamente no marketing digital”, revela João Borges.

Anthony ressaltou a importância da comunicação oral “Em Tóquio, sem campanha de comunicação, conseguimos mais de um milhão e setecentos mil associados só com o boca a boca”.

Dicas para aproveitar melhor o que a loja tem a oferecer

• Confira a TV LED 3D da Samsung;

• Faça um test-drive do Livina, modelo da Nissan por 20 minutos;

• Agende visitas com espaço mínimo de 15 dias, pois este é o período que ocorrem as trocas de produtos, ou seja, duas vezes por mês há novidades nas gôndolas.

Como funciona a Sample Central

Depois de efetuar o cadastramento online e após o pagamento da taxa anual de R$ 15, 00, o consumidor pode levar para casa cinco produtos de até R$ 100. As visitas à loja física da Sample Central são agendadas pelo website da empresa e não têm limite mensal, mas não podem ultrapassar uma por dia.

Os produtos são separados por cores: amarelo, com menor valor agregado, azul, valores médios e verde, alto valor. O associado pode fazer combinações dentre suas cinco opções. Ora leva cinco produtos amarelos, ou três azuis, um verde e um amarelo, entre outras combinações.Nas prateleiras, além das cores indicativas dos produtos, há uma legenda explicativa que traz dados sobre o item, às vezes até mesmo históricos.

Assim como o Clube Amostra Grátis, após a experimentação, os consumidores respondem a uma pesquisa em até 15 dias. “Divulgamos inicialmente o prazo de cinco dias, mas entendemos que esse prazo é curto para a avaliação de alguns produtos”, revelou João Pedro.Todo o processo de relacionamento com a Sample ocorre de maneira online, inclusive o questionário que o associado deve preencher e que será avaliado pelo Ibope. Segundo a experiência na Ásia, mais 94% das pessoas respondem o questionário online.

Fonte: Site Consumidor Moderno

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