sexta-feira, 8 de outubro de 2010

GAP decide mudar seu logo (ou não)


Conhecida internacionalmente, a rede americana de roupas Gap resolveu arriscar uma grande mudança, mortalmente temida pelos profissionais de marketing: mudar seu logo. A empreitada, lançada na última segunda-feira (04/10), embora corajosa, foi recebida com uma chuva, ou talvez seja melhor dizer, uma tempestade de críticas. A reação já levou, inclusive, a empresa a repensar a estratégia.

O tradicional logo da marca, usado há 20 anos, seria substituído pela palavra Gap, escrita com a fonte Helvética, com um pequeno quadrado azul ao fundo no canto superior direito.

Logo após o anúncio da mudança, uma forte repercussão teve início. Além das críticas de blogs especializados em propaganda e design, a Gap teve que enfrentar ainda a criação de pelo menos dois perfis falsos no Twitter (@gaplogoe @oldgaplogo), usados para fazer piada da situação.

A repercussão foi tão grande que levou a Gap a usar sua página no Facebook, nesta quarta-feira (06/10) à noite, para anunciar uma pequena mudança de planos. “Nós sabemos que este novo logo criou muito burburinho e nós estamos bastante felizes com os debates apaixonados sobre ele! Tanto que nós pedimos a vocês para que compartilhem suas sugestões conosco. Nós adoramos a nossa versão, mas gostaríamos de ver outras idéias também”.

Segundo o blogPOST, do jornal americano The Washington Post, um porta-voz da Gap afirmou que o novo logo irá, sim, aparecer em propagandas de final de ano e no site da empresa – como já acontece, mas que pelo menos até o Ano Novo ele não será mais usado em outras ações da marca.

Ao menos de uma coisa a Gap não pode reclamar, a mudança, ainda que mal aceita, definitivamente chamou muita, mas muita, atenção para a marca.

E você, o que achou? Aprova o novo logo da Gap?

Fonte: É poca Negócios

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