quarta-feira, 24 de novembro de 2010

Nova Luz é inspirada em cidades estrangeiras


A prefeitura de São Paulo apresentou, na última quarta-feira (17), a primeira fase de abertura de consulta pública do projeto preliminar de reurbanização de Nova Luz.

A área é composta pelas avenidas Ipiranga, São João, Duque de Caxias, rua Mauá e avenida Cásper Libero, no centro da cidade. A região, também conhecida como Cracolândia, tem 500 mil m².
O projeto, desenvolvido pela prefeitura em parceria com o consórcio formado pelas empresas Concremat Engenharia, Cia City, Aecom e Fundação Getúlio Vargas (FGV), foi apresentado pelo prefeito da cidade, Gilberto Kassab, e pelo secretário municipal de Desenvolvimento Urbano, Miguel Bucalem. O consórcio receberá R$ 12,5 milhões pela elaboração do projeto.

Os três principais pontos do programa são: aproveitamento da vitalidade do comércio e das atividades culturais existentes para atrair novos moradores, trabalhadores, estudantes e visitantes; potencialização do investimento público realizado em infraestrutura de transporte e cultura; e indução ao desenvolvimento e investimentos na área por meio de concessão urbanística.

A rua Vitória, tem projeto inspirado na Rambla, a principal rua turística de Barcelona, e deve se tornar uma "boulevard" de 13 m de largura, sendo permitido somente o trânsito de pedestres e bicicletas. Na rua dos Gusmões, o projeto é um parque similar ao Bryant Park, em Nova Iorque. E haverá um centro de entretenimento, com cinemas, cafés e lojas, como o Campo Santa Margherita, de Veneza. Haverá também uma revitalização na área entre a avenida Duque de Caxias e a rua Mauá para a criação de um passeio cultural. Ainda, o corredor Rio Branco deverá ter as calçadas aumentadas e receber ciclovias. Outras praças e "boulevards" estão previstas no projeto.

A prefeitura não apresentou os custos do projeto, o número de imóveis que deverão ser desapropriados, projetos de inclusão para as classes mais baixas e para os moradores de rua da região e quando as mudanças deverão ser iniciadas.

Fonte: Portal do Arquiteto.com

Nenhum comentário:

Postar um comentário